tenho um novo leitor, é alto, moreno, calvo, olhos vermelho-esverdeados, tem os começos de leitura cercados por um amadurecimento pálido, batendo descontrolado sobre os anos mal vividos. vocês deviam vê-lo, os seus primeiros minutos a sós com o poema são semi-estátuas debruçadas sobre ilusão paciente. dizia-me ele, no outro dia, a propósito já não sei do quê, que acreditava em tudo o que escrevia, excepto na definitividade das coisas ambíguas, falsas tentativas de equilíbrio em poemas que muito devem à verdade. efectivamente reconheço que a poesia nada tem, ou melhor, deve ter, de definitivo, e que ainda há leitores que exigem dos versos, e com toda a legitimidade do mundo, alguma poesia verdadeira. são estes leitores que, no fundo, escrevem, condicionando, limitando, exigindo, extirpando os lados montanhosos do caminho certo, deixando o poeta inspirar(-se) (n)o que resta. todo o aspirante a poeta devia conhecer esta figura que hoje me escreve e profundiza só pelo simples acto de me esculpir o silêncio mais viril, ou tê-la dentro de si.
.
Tiago Nené
11 comentários:
"são semi-estátuas debruçadas sobre ilusão paciente."
tirando essa frase aí em cima, pretensiosa e inútil, até que gosto do poema e sinto o que sentiu (digo eu) quem o escreveu.
canking
" a poesia nada tem, ou melhor, deve ter de definitivo" o texto pode ser resumido nesta frase. Vou ler de novo. Bj
que escrita, adorei.
beijo,
sara
'todo o aspirante a poeta devia conhecer esta figura que hoje me escreve e profundiza só pelo simples acto de me esculpir o silêncio mais viril, ou tê-la dentro de si.'
muito bom Tiago!
concordo contigo!
a poesia tem essa habilidade que em outos ramos da língua não se pode ultrapassar.Nela tudo é(in)válido,afinal, num poema um ponto de vista é o que chamo de olho caolho:todas ópticas e formas são possíveis quando se tem um olho só.(rs)
Saludos pra ti e bela escrita!
Anita
Surpresa boa encontrar vocês em meu blog. Que façamos uma amizade bonita em versos e palavras.
Feliz Páscoa.
Abraço forte.
Continuemos...
muito belo esse novo leitor, não menos esse blog diferente do comum,
gostei de aqui abarcar,
abs,
absolutamente rendida!
ao texto e à imagem.
Muito bom!
Vou tentar conhecer essa figura, leitor, para poder aspirar a qualquer coisa :)
o leitor é sempre prévio ao escritor.
a leitura é uma espécie de filtro imediato logo após o pensamento. antes de tudo lemos tudo o que estamos prestes a escrever.
poder-se-ia sequenciar assim:
pensamento - leitura - poema
suspense...
abs
Enviar um comentário